quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Lute contra a Tristeza




Status de um Coração Triste




Desde ontem, a Tristeza chegou aqui... Sentir a presença dela é ruim de mais, pois trouxe consigo a Dor, a Culpa e mais outros Sentimentos de sofrimento. Eu olho para mim e me pergunto: Como a Felicidade que estava no meu interior pode partir tão rapidamente? E digo: Alegria por que você não fica e me ajuda a lutar contra isso tudo? Por que pelo menos você Força, que sempre persevera em ficar comigo, ainda que de longe, por que até mesmo você não fica?...E ao passo que fui fazendo essas perguntas, a Tristeza se tornou mais forte.

                                                                                                                 
                                                                                       Marília Samusa 


Tristeza, como acabar com ela? Essa é uma pergunta que sempre aparece na cabeça de quem esta enfrentando fases ruins. Na maioria dos casos, esse sentimento é gerado devido à insatisfação e decepção consigo ou com o outro. Quando se perde alguém ou se o relacionamento com a pessoa amada acaba, o coração logo se entristece e aperta. São incontáveis os motivos pelos quais o sofrimento vem. Isso é fato. Todos que se entregaram, que deram o” braço à torcer” no dia da adversidade, embarcaram em uma viagem dolorosa, onde não teve mais volta. O fortalecimento da tristeza resulta na Depressão, "famosa doença desse século". Por isso, o primeiro passo é reagir contra todos os sentimentos negativos aliados a culpa e opressão.






O ser humano, nunca está pronto para os dias maus. Faz parte da nossa natureza, se abater em dias difíceis, onde o inesperado se materializou com certa violência e frequência. Assistindo o filme "A Culpa é das Estrelas", tive um contato com uma frase brilhante: "A dor precisa ser sentida". Certamente isso precisa acontecer para que os bons momentos sejam valorizados e para que haja um despertar dentro nós. O amadurecimento vem quando a pessoa enfrenta os conflitos que surgem ao longo da caminhada. Segundo o teórico Carl Gustav Jung, é necessário ter o equilíbrio em tudo na vida, inclusive entre a alegria e tristeza. Nem sempre os dias são ensolarados ou nebulosos, por isso entenda o motivo real de sua tristeza e aprenda com essa situação. 

Para combater a tristeza é necessário treinar a sua mente, falando para si mesmo, que és capaz de vencer essa situação, que você tem total capacidade de superar essa fase ruim que a vida lhe apresentou, tenha a certeza que tudo é possível. Tire força de onde não tem, procure não ficar sozinho, ouça uma boa musica, tome bons conselhos com amigos e analise sua vida. Faça projetos, tenha novos sonhos e lembre-se nada melhor do que um dia após o outro. O seu futuro só será diferente, se suas atitudes forem novas...

Para não deixar esse sentimento doloroso, tomar conta de tudo a sua volta, lute com toda a sua energia, recuse a companhia dele e permita que o seu coração, que sua mente cicatrize. Se valorize e tenha bastante amor próprio. A vida só é dura para aqueles que se acham fracos. O segredo está em lutarmos contra a baixa estima. Agindo com esperança, e tendo fé em si e em Deus, vai perceber que pode sim, mudar o quadro de sua historia. Existe uma escolha a ser feita e sempre há mais de um caminho, queira aquele que vai te permitir superar a má noticia e a tristeza que chegaram tão repentinamente.

                                            Marília Samusa

  "Se te mostrares FROUXO no dia da angústia, a tua força será pequena."    Provérbios 24:10


                                                

Um comentário: