quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Lute contra a Tristeza




Status de um Coração Triste




Desde ontem, a Tristeza chegou aqui... Sentir a presença dela é ruim de mais, pois trouxe consigo a Dor, a Culpa e mais outros Sentimentos de sofrimento. Eu olho para mim e me pergunto: Como a Felicidade que estava no meu interior pode partir tão rapidamente? E digo: Alegria por que você não fica e me ajuda a lutar contra isso tudo? Por que pelo menos você Força, que sempre persevera em ficar comigo, ainda que de longe, por que até mesmo você não fica?...E ao passo que fui fazendo essas perguntas, a Tristeza se tornou mais forte.

                                                                                                                 
                                                                                       Marília Samusa 


Tristeza, como acabar com ela? Essa é uma pergunta que sempre aparece na cabeça de quem esta enfrentando fases ruins. Na maioria dos casos, esse sentimento é gerado devido à insatisfação e decepção consigo ou com o outro. Quando se perde alguém ou se o relacionamento com a pessoa amada acaba, o coração logo se entristece e aperta. São incontáveis os motivos pelos quais o sofrimento vem. Isso é fato. Todos que se entregaram, que deram o” braço à torcer” no dia da adversidade, embarcaram em uma viagem dolorosa, onde não teve mais volta. O fortalecimento da tristeza resulta na Depressão, "famosa doença desse século". Por isso, o primeiro passo é reagir contra todos os sentimentos negativos aliados a culpa e opressão.






O ser humano, nunca está pronto para os dias maus. Faz parte da nossa natureza, se abater em dias difíceis, onde o inesperado se materializou com certa violência e frequência. Assistindo o filme "A Culpa é das Estrelas", tive um contato com uma frase brilhante: "A dor precisa ser sentida". Certamente isso precisa acontecer para que os bons momentos sejam valorizados e para que haja um despertar dentro nós. O amadurecimento vem quando a pessoa enfrenta os conflitos que surgem ao longo da caminhada. Segundo o teórico Carl Gustav Jung, é necessário ter o equilíbrio em tudo na vida, inclusive entre a alegria e tristeza. Nem sempre os dias são ensolarados ou nebulosos, por isso entenda o motivo real de sua tristeza e aprenda com essa situação. 

Para combater a tristeza é necessário treinar a sua mente, falando para si mesmo, que és capaz de vencer essa situação, que você tem total capacidade de superar essa fase ruim que a vida lhe apresentou, tenha a certeza que tudo é possível. Tire força de onde não tem, procure não ficar sozinho, ouça uma boa musica, tome bons conselhos com amigos e analise sua vida. Faça projetos, tenha novos sonhos e lembre-se nada melhor do que um dia após o outro. O seu futuro só será diferente, se suas atitudes forem novas...

Para não deixar esse sentimento doloroso, tomar conta de tudo a sua volta, lute com toda a sua energia, recuse a companhia dele e permita que o seu coração, que sua mente cicatrize. Se valorize e tenha bastante amor próprio. A vida só é dura para aqueles que se acham fracos. O segredo está em lutarmos contra a baixa estima. Agindo com esperança, e tendo fé em si e em Deus, vai perceber que pode sim, mudar o quadro de sua historia. Existe uma escolha a ser feita e sempre há mais de um caminho, queira aquele que vai te permitir superar a má noticia e a tristeza que chegaram tão repentinamente.

                                            Marília Samusa

  "Se te mostrares FROUXO no dia da angústia, a tua força será pequena."    Provérbios 24:10


                                                

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Controle suas emoções





Quando peguei o livro Mulheres Extraordinárias, pensei comigo: ele deve ser bom. Eu não estava enganada, ele é ótimo. É um devocional que fala abertamente sobre fatos vividos por diversas pessoas. Eu comecei a minha leitura na página 153, porque o título acertou em cheio o meu coração. Controlar as emoções que eu tenho sentido recentemente não tem sido nada fácil para mim. Mais de uma vez, eu já disse palavras, que eu não gostaria de ter dito, tomei decisões, que gostaria de voltar atrás para concertá-las, tudo isto porque estava agindo no calor da situação.
 Hoje, através da leitura, entendi que preciso dominar as minhas emoções, principalmente a ansiedade que tem sido a minha maior inimiga e companheira de todos os dias... 
Quando existe um desequilíbrio emocional, a pessoa não age com sabedoria, e não consegue enxergar de forma alguma, que ela mesma está colocando tudo a perder. Vivemos de relacionamentos, são eles que nos trazem sabor à vida. Se você estiver com as suas emoções descontroladas, certamente ferirá a si mesmo, amigos, família e pessoas com as quais precisa conviver. Todos nós queremos ao nosso lado, pessoas que somam, que nos ajudam e que nos fazem bem, e convenhamos que ser vítima da ira de alguém não é nada divertido. 
Esses dias eu estava conversando com alguns amigos e eles riram muito quando eu disse que, há pouco tempo atrás, eu estava com as minhas emoções, meus nervos tão a flor da pele, que quase briguei com a minha própria sombra porque ela estava me seguindo. Parece cômico, não? Mas quando você não esta bem, na maioria das vezes atinge quem não tem nada haver com a história. Eu precisei resolver o que estava me desequilibrando, busquei mais a presença de Deus, pedi forças ao Espirito Santo, tomei alguns conselhos, isto, para dar continuidade a minha vida, de uma forma mais saudável. Você também, pode agora mesmo parar e se analisar, tente descobrir qual tem sido o sentimento que tem te desequilibrado. Vale a pena.


“Não nos esqueçamos de que as pequenas emoções,
 as quais obedecemos imperceptivelmente,
comandam poderosamente a nossa vida.”
Vincent Van Gogh



Livro Mulheres Extraordinárias
Segredos para controlar sua emoções (fichamento pagina 153 – 155 )
Você já disse palavras duras para alguém e desejou nunca tê-las dito?
Se você está em um relacionamento, seja ele qual for, decerto sentirá uma avalanche de sentimentos. Deus nos fez assim. Raiva, tristeza, dor, desanimo, medo, amor, ciúme e felicidade, são emoções que conhecemos bastante, ora para o bem, ora para o mal. Quando a vida parece injusta ou temos de atender a várias exigências, e há muita tensão e circunstancias imprevisíveis, temos a sensação de enlouquecer. Esse estresse nos faz querer compensar essa sobrecarga: seja correndo, dormindo, fazendo faxina, compras ou, acima de tudo, comendo chocolate!
Uma das habilidades das mulheres é saber reagir às próprias emoções e, além disso, observar os sentimentos dos outros. Todavia, isso também pode ser uma das nossas fraquezas. A raiva pode nos governar; a depressão, nos subjugar; o medo, nos paralisar, e a insegurança pode nos afastar de sermos tudo o que Deus planejou para nós – se assim permitirmos.
Muitas vezes, o que nos sobrecarrega e cerceia está em nosso interior, onde as idéias nascem e se desenvolvem, tendo a capacidade de nos fazer evoluir.
O desafio de dominar as emoções é buscar o contentamento, mesmo em meio às tempestades da vida e às circunstâncias indesejadas.   


                         
                                  "Examine-se pois, o homem a si mesmo.."
                                     1 Corintios 11.28


Marília Samusa

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Um Diálogo Com a Vida



     Para alcançar a felicidade, seja bem resolvido consigo mesmo. Ame a sua vida, faça sempre o seu melhor.Olhe  para o lado bom da situação. Se deu errado, tente de novo, agindo de forma diferente. Se na vida tudo acontecer com facilidade, você nunca sentirá o prazer da vitória. As dificuldades e adversidades amadurecem cada um que passa por elas...Viver é bom de mais, ainda que nem tudo seja perfeito... Abaixo, o meu texto para você compreender um pouco da realidade...




                                                 Um Diálogo Com A Vida

- Dona vida, deixa-me ver se entendi: então é como se nós fossemos uma plantinha?!

- É quase isso!

- Hum...A gente nasce, cresce, reproduz e morre...

- É mais ou menos isso!!

-E no meio de todo esse ciclo, vem dias de sol com possibilidades de trovoadas, secas, 
enchentes, ventos fortes e brisas suaves...

- Posso dizer que você está chegando lá!!!...

- Ah, e pelo o que eu entendi, ainda possa ser que após dias de esplendor e frutos saborosos, as minhas folhas venham cair por um tempo?..

- Sim, tudo é possível de acontecer...

- E mediante a tudo isso, ainda quer saber se eu gosto da senhora?

- Pois é, quero saber...

- Bem, depois de tudo isso, eu posso dizer que: eu não gosto da senhora Dona Vida.

- Não??

- Não, eu não gosto, eu simplesmente amo!!!
Porque tenho observado que para se ter um equilíbrio a senhora é feita de polos opostos. Exemplo: todo Sim depende do Não para existir e vice versa...
Eu como uma planta, terei raízes e poderei me firmar. Ainda poderei alimentar e fazer sombra para muitos... E as adversidades juntamente com o tempo só irão me amadurecer e tudo o que eu tiver de enfrentar, só me deixará mais forte!!!

- Sim, sim minha filha, agora acredito que você me compreendeu!!

                                  
                      "... porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará."
                                                               Gálatas 6.7

                                                                                                                   Marília Samusa

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Quando Existe Bons Sentimentos


Quando existe bons sentimentos

Olá amigos! Estava com saudades de escrever, porém, havia um bloqueio em mim que não me permitia digitar ou passar para o papel os meus pensamentos. O que me levou a postar um texto hoje? A resposta é interessante e não tem muito haver com a minha vida. Rsrsrsrs. Porém foi algo que mexeu extremamente com o meu coração. Quando eu entrei no face, na parte da manhã, havia uma postagem de uma amiga, Magna Vianna. O que foi que ela escreveu que me despertou?! Bem, ela não apenas escreveu felicitando o seu marido. Indo além de um parabéns, esta mulher, mencionou a realidade de uma vida a dois.  Já li várias postagens de amigos, parabenizando quem eles amavam no dia do aniversario. Sendo que pela primeira vez, alguém se declara para o seu amor, e eu de longe me sinto tocada. Não era algo vazio, as palavras foram carregadas de sentimentos, a ponto de envolver e despertar, aquele que o lesse, isso fez a diferença! Ela começa o seu texto definindo o que é companheirismo, menciona que a vida lhe deu oportunidade para permanecer ao lado dele, fala sobre “pagar o preço”, enfim, fala sobre muitas coisas que não são melosas e sim aplausíveis para um homem de sorte como André Vianna, seu esposo.



Tudo isso me fez ver que, quando existe sentimento de amor, carinho, respeito e companheirismo, as pessoas reagem de formas surpreendentes. Elas olham para o que há de melhor na pessoa que está na vida delas, fazendo com que isso reflita por inteiro no relacionamento. O Wikipédia diz que Sentimentos são o que seres biológicos são capazes de sentir nas situações que vivenciam. Quando existe sentimento, você não mede esforços para agradar. Você é tomado por uma necessidade de fazer o bem ao outro, de alegrar aquela pessoa que te faz se sentir tão bem. Os belos gestos feitos tornam-se inexplicáveis! Eu mesma, por exemplo, já mandei carta como presente de aniversário, foi para uma pessoa que admiro, isto, porque eu o julgo merecedor, por fazer tão bem a minha vida. Se há bons sentimentos, pode ter certeza que a relação será duradoura. Pode arriscar de olhos fechados, sendo ela apenas uma amizade, um namoro, noivado ou matrimônio. 




É fácil notar quando não se existe sentimento na relação, porque ali estará a falta de interesse com a outra pessoa. Pontualidade, responsabilidade e respeito passarão longe. Declarações serão vazias, a cumplicidade será um fantasma, porque a dona mentirinha terá assumido o relacionamento. O que fazer quando a atmosfera dos bons sentimentos for rompida?! Faça o seu melhor, converse para ver o que pode ser feito. Mantenha a calma e busque o equilíbrio na amizade e relacionamento. Persevere, pois, quando existe bons sentimentos, a vida fica bela e mais fácil de ser vivida. 
            
  "De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus"
Filipenses  2.5

                                                                 Marília Samusa